Ausência de informações do Poder Executivo motiva críticas de vereador
No decorrer da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (09), o vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) defendeu a aprovação do Requerimento nº109/2022, de sua autoria. Ele disse que existem afirmações equivocadas de pessoas e da administração municipal acusando a Câmara de impedir o avanço das obras e a prestação de serviços públicos.
O vereador solicita que a Prefeitura envie para a Câmara planilhas de custos e detalhamentos da aplicação dos recursos previstos no PL nº 3899/2022, que autoriza a abertura de Crédito Adicional no orçamento vigente, para a contratação de empresa de engenharia para prestação de serviços de pavimentação asfáltica, serviços de tapa buracos, pavimentação em blocos de concreto Intertravados, drenagens, contenções, serviços técnicos especializados para controle das obras e serviços complementares em vias dos municípios consorciados ao CIMVALPI.
O parlamentar, justificou seu pedido de informações alegando que é dever do vereador fiscalizar. “Diferente do que já aconteceu no passado com alguns membros desse parlamento, simplesmente dizendo sim a tudo que vinha do Executivo eu tenho a consciência do meu dever como vereador e a minha responsabilidade com o dinheiro público”, disse o parlamentar ao reforçar que se os dados não chegarem à Câmara como solicitado ele não irá deixar de cobrá-los. “Se os dados não chegarem à Câmara de forma clara, e com os dados que a lei exige, me acusem o quanto quiser de inviabilidade administrativa, mas não vou ser comparsa de se jogar pela janela três milhões de reais”, avisou.
O vereador criticou a falta de planejamento na execução de obras no município e disse que acompanhou uma obra e percebeu diversos erros. “Assisti de perto às obras da Vila Oliveira, e não sendo engenheiro eu percebi que faltou fazer a infraestrutura base, corrigir a rede pluvial, arrumar os passeios e guias das calçadas, isso também é culpa de São Pedro?”, questionou o vereador.
Dr. Wellerson Mayrink criticou também a má gestão da usina de asfalto e citou uma postagem do Executivo de 2019, quando adquiriram o maquinário. “A badalada usina de asfalto anunciada pela Prefeitura como solução dos problemas para os buracos na cidade. A manchete da notícia publicada em agosto de 2019 na página da Prefeitura era assim: ‘Com a nova usina de asfalto a Prefeitura de Ponte Nova dá um salto em serviço de pavimentação asfáltica em nosso município’, isso foi em 2019. [...] Porque os buracos ficaram em todos os cantos e viraram crateras”, concluiu vereador.
O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação