Padre fala na Tribuna Livre sobre a Campanha da Fraternidade 2020

Padre fala na Tribuna Livre sobre a Campanha da Fraternidade 2020 Postado em: 23/03/2020 17:07

O padre Luiz Rodrigues da Paixão, pároco da Igreja Matriz de São Pedro, em Ponte Nova, participou da Tribuna Livre da reunião plenária da última quinta-feira (19). Ele tratou sobre a Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”.

 

“Ocupar essa tribuna num momento que realmente envolve e preocupa a toda humanidade, a situação crítica pela qual passa a humanidade, essa pandemia do coronavírus. E o interessante é que o tema da Campanha da Fraternidade deste ano nos ajuda a olhar esta realidade que nós vivemos”, destacou.

 

O padre explicou o que é a Campanha da Fraternidade e seus objetivos. Ela acontece no período da quaresma, que na liturgia da Igreja Católica reflete à paixão, morte, ressureição de Jesus Cristo. “Ela faz um convite a todas as pessoas, independente da sua religião, da fé que professa, mas faz um convite a todos a uma verdadeira mudança, uma conversão”, disse.

 

“O lema dessa campanha é inspirado na Parábola do Bom Samaritano: viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, explicou o padre. “Pensar na Campanha da Fraternidade nos faz assumir três atitudes, ou olhar e refletir três atitudes marcadas por estes verbos: ver, sentir compaixão e cuidar”, ressaltou.

Ao promover a reflexão proposta pela campanha, o padre Luiz destacou situações da ruins da realidade brasileira, como a pobreza extrema, a desigualdade social, a violência, o feminicídio, a homofobia, a prostituição infantil, o desemprego, a ansiedade, o estresse, a síndrome do pânico, a depressão, a automutilação, o suicídio e o descaso com o meio ambiente.

 

O religioso fez, mais uma vez, uma relação entre o tema da campanha e a pandemia do Covid-19. Ele criticou a reação do mercado de aumentar o preço do álcool em gel num momento em que o mesmo deveria ficar mais barato, ou ser distribuído de graça, para preservar a vida. “Esse é o nosso olhar, o olhar para essas realidades de sofrimento”, afirmou.

 

O padre chamou a atenção para as atitudes individuais que podem ser feitas para salvar a vida, de todas as formas que se apresenta no mundo. Ele disse aos vereadores que o tema da Campanha da Fraternidade 2020 deve servir de inspiração para os trabalhos dos parlamentares.

 

Após a fala do padre, os vereadores fizeram as considerações pessoais.

 

O vídeo da participação do padre Luiz Rodrigues da Paixão na Tribuna Livre da última quinta-feira (19) está disponível, na íntegra, no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.leg.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Chácara Vasconcellos, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais