Falta de médicos legistas em PN é abordada pelo vereador Montanha

Falta de médicos legistas em PN é abordada pelo vereador Montanha Postado em: 17/03/2020 16:49

Na Palavra Livre da reunião plenária dessa segunda-feira (16), o vereador Montanha (MDB) leu uma carta do médico legista chefe do setor na 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Ponte Nova, José Miranda de Araújo. No texto, o médico relata a falta de profissionais no Posto de Medicina Legal e pede apoio aos parlamentares.

 

“[Com] o falecimento do Dr. Mariano Gomes Neto, em setembro de 2019, uma equipe que era composta por quatro médicos legistas totalmente comprometida com os trabalhos ficou desfalcada. [...] Além das necrópsias, fazemos também consultas de prontuários para as perícias indiretas, exames de corpo de delito em pessoas vítimas de agressão física ou sexual [...] Além disso, a cobertura da escala torna-se mais prejudicada em período de férias dos servidores ou licença de saúde”, leu o vereador.

 

Ainda na carta, o chefe do Posto de Medicina Legal de Ponte Nova informa que brevemente uma profissional entrará em licença-maternidade, implicando em apenas um médico legista para atuação no setor, que atende a 14 municípios da região. O médico solicita o apoio dos vereadores para intermediação com o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais para a solução do problema.

 

“Esse serviço é essencial para as investigações, para as pessoas dos entes queridos que falecem de mortes traumáticas”, destacou o vereador.

 

O vereador também comentou na tribuna a Indicação Verbal sobre o novo coronavírus. Montanha solicitou que o Poder Executivo, por meio do Programa Municipal de Proteção do Consumidor (Procon), fiscalize a cobrança de preços abusivos por parte de estabelecimentos que comercializam álcool gel e máscaras.

 

Montanha criticou a abertura de bares e os sons e barulhos gerados, durante a madrugada, nos bairros de Ponte Nova. “As pessoas precisam de trabalhar, mas a noite é para dormir. Uma pessoa que trabalha o dia todo, chega em casa, vai querer descansar, aí tem uma bagunça no bar do lado”, exemplificou.

 

O parlamentar também destacou a limpeza e os corrimãos instalados nas travessas Eloi Mendes, Sebastião Raimundo da Costa e Elvira Alves Guimarães. Por fim, cobrou providências em relação a uma residência no bairro Primeiro de Maio que pode servir de criadouro para o mosquito da dengue, cobras e ratos.

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.leg.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Chácara Vasconcellos, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais