Notícias

Urologista fala sobre Novembro Azul e câncer de próstata na Tribuna Livre

Urologista fala sobre Novembro Azul e câncer de próstata na Tribuna Livre Postado em: 08/11/2019 17:16

No mês em que a saúde do homem está em evidencia com a campanha Novembro Azul, o médico urologista Bransildes Barcellos Terra participou da Tribuna Livre da reunião dessa quinta-feira (7). Ele apresentou informações sobre a próstata, dados do câncer no órgão e tirou dúvidas dos vereadores.

 

Ao falar sobre a próstata, o médico disse que o órgão pesa entre 15 e 20 gramas e tem função reprodutiva, já que produz uma substância que nutri os espermatozoides. O médico esclareceu que um dos primeiros sintomas de que um paciente tem problema na próstata é a dificuldade em urinar.

 

Bransildes afirmou que o câncer não é a doença mais prevalente da próstata, que também pode ter prostatite (inflamação) e a hiperplasia prostática benigna.

 

Citando dados, o médico disse que o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer no homem, ficando atrás apenas dos casos em que a doença se desenvolve no pulmão. Segundo as estimativas, atualmente novem mil homens morrem por ano vítima do câncer de próstata.

 

“Contrapondo todas essas estatísticas ruins, quando a gente consegue diagnosticar o câncer de próstata numa fase inicial, o paciente tem mais de 90% de chance de cura”, afirmou.

 

O médico citou fatores protetores que podem ajudar a evitar a doença, como alimentação saudável e atividade física, e os fatores desencadeadores, como a obesidade e tabagismo. “O principal fator de risco é a idade”, afirmou.

 

“O câncer de próstata não dá sintomas. Quando o paciente geralmente sente alguma coisa é quando a doença já está avançada. E quando esse paciente tem sintoma e a doença já está avançada, ele saiu daquela faixa com potencial de cura”, disse ressaltando a importância do rastreamento a partir dos exames para detectar o câncer, o PSA e o exame prostático.

 

Após a fala do médico, os vereadores aproveitaram para tirar dúvidas sobre o assunto.

Bransildes Barcellos Terra

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.leg.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Chácara Vasconcellos, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais