Notícias

App de fiscalização colaborativa criado em PN é apresentado na Tribuna Livre

App de fiscalização colaborativa criado em PN é apresentado na Tribuna Livre Postado em: 11/10/2019 14:06

Ainda em fase de desenvolvimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) do campus Ponte Nova, o aplicativo ReportAí foi apresentado na Tribuna Livre da reunião plenária dessa quinta-feira (10). A ferramenta permite aos usuários reportar os problemas da cidade, como buracos em vias e lixo em locais inadequados, aos gestores públicos.

 

O assunto foi abordado pelo professor do IFMG Ponte Nova e orientador do projeto de pesquisa Saulo Henrique Cabral Silva. Os alunos João Pedro Andrade Carvalho e João Victor Cabral Nunes Baião também falaram sobre os detalhes do app, dos desafios e dificuldades do projeto.

 

“O contexto que nós planejamos aplica-lo é exatamente na administração pública, que vem sofrendo cortes e contenções nos últimos tempos e que nesse atual contexto precisa ser mais eficiente do que nunca foi”, disse Saulo ao destacar a importância da ferramenta. O professor também falou sobre o conceito de smart cities e como o app pode contribuir para que os dados cheguem até os gestores e assim possam ter uma solução eficaz e transparente.

 

 “O ReportAí permite que o cidadão reporte problemas que estão acontecendo em seu meio de convívio, como ruas danificadas, lixo jogado no meio da rua, uma rua mal sinalizada e coisas do tipo. O ReportAí vem ser uma plataforma de comunicação ativa entre a população e a administração pública”, explicou o estudante João Victor.

 

O estudante João Pedro detalhou o processo pelo qual se encontra o desenvolvimento do app, como as versões, possibilidades disponíveis e estrutura de servidores. “Na versão dos administradores, que no caso é a administração pública, você consegue filtrar por status se o problema está sendo resolvido e filtrar”, exemplificou.

 

Durante a apresentação, os estudantes expuseram o cenário difícil para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que ambos tiveram as bolsas de incentivo cortadas e passaram a ser voluntários no projeto, a necessidade de pagar pelo servidor que opera o app, falta de recursos para disponibilizar o app no sistema operacional iOS e os ajustes que ainda estão sendo feitos nas versões atuais.

 

Os vereadores elogiaram o trabalho dos estudantes e do professor, fizeram comentários, deram sugestões e tiraram dúvidas. O vídeo da reunião plenária dessa quinta-feira esá disponível na íntegra no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.

 

O app ReportAí está disponível para download na versão Beta para o sistema operacional Android na loja de aplicativos.

 

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, na secretaria na Câmara, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Informações (31) 3819-3250.

Participantes da Tribuna Livre 10 10 2019

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.leg.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Chácara Vasconcellos, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais