Notícias

Demutran, vereadores e população discutem alterações no trânsito em Audiência Pública

Demutran, vereadores e população discutem alterações no trânsito em Audiência Pública Postado em: 15/08/2019 15:59 | Atualizado em: 15/08/2019 16:53

O plenário da Câmara de Ponte Nova esteve cheio na noite dessa quarta-feira (14) para a Audiência Pública que tratou das alterações no trânsito do bairro Triângulo. Moradores e comerciantes estiveram presentes e apresentaram críticas, sugestões e elogios sobre as propostas. O diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Lucas Maciel, detalhou o projeto e ouviu as demandas da população sobre o assunto.

 

Ao abrir a Audiência Pública, a presidente da Câmara de Ponte Nova, vereadora Aninha de Fizica (PSB), destacou que o evento teve o objetivo de debater as alterações no trânsito e encontrar possíveis soluções, por meio do diálogo entre a população e os gestores do tema.

 

O diretor do Demutran ressaltou que as propostas de alterações estão na fase de teste de operação. “São feitas análises técnicas e tomadas de decisão através de dados para que se inicie o teste de operação. Nós avaliamos primeiro as simulações para depois chegarmos no teste de fato”, explicou.

 

De acordo com Lucas, a principal justificativa para alteração no tráfego da Avenida Getúlio Vargas e Rua João Batista Vigiano é a largura das vias. “Quem transita por essas vias sabe a dificuldade que é em alguns horários circular nesses locais, principalmente quando veículos de grande porte se deparam em sentidos opostos”, disse apresentado dados da geometria das vias. Segundo o diretor, a proposta é para que as duas vias operem com uma faixa de rolamento e outra para estacionamento.

 

Lucas também explicou que as alterações sofridas pelo transporte coletivo foram baseadas no tempo de viagem das linhas a partir das mudanças no trânsito. “Para dar mais eficiência para o transporte coletivo, nós precisamos otimizar os horários das linhas. Ainda estamos avaliando os horários de maior demanda para atender a população do Triangulo e deixar o sistema mais eficiente”, explicou o diretor.

 

Sobre a Rua Carlos Marques, Lucas afirmou que o Plano de Mobilidade prevê que a via opere em mão única, mas o sentido ainda não está definido. “É necessário que se faça um estudo de tráfego mais detalhado”, lembrou.

 

Durante a audiência, participantes pediram a fala e expuseram suas opiniões. Manifestaram os cidadãos José Benício Maia, Alexandre Lima de Paula, Luiz Carlos da Costa, Carlos Henrique de Oliveira, André Rodrigues Bonutti, Edson Lopes Guimarães, Luis Roberto de Carvalho, Samuel Romulo e Ronaldo Padula. Os vereadores também fizeram seus posicionamentos e questionamentos, além de destacarem a grande participação dos moradores no evento.

 

Além do diretor do Demutran, compuseram a mesa da audiência pública a presidente da Câmara de Ponte Nova, Aninha de Fizica, e o representante da Associação Comercial de Ponte Nova, Sérgio Cordeiro.

 

A Audiência Pública foi transmitida ao vivo e está disponível para quem quiser assistir no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.

Audiência debateu as alterações no trânsito em Ponte Nova
Mesa da audiência pública
Diretor do Demutran, Lucas Maciel

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.leg.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Chácara Vasconcellos, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais