Notícias

Secretária de Assistência Social fala sobre atendimento à população em situação de rua

Secretária de Assistência Social fala sobre atendimento à população em situação de rua Postado em: 28/06/2019 14:44

 A secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Valéria Alvarenga, participou da Tribuna Livre da reunião plenária de 27 de junho para falar sobre o atendimento à população em situação de rua. A demanda foi apresentada pelo vereador Machadinho (AVANTE) na reunião de segunda-feira (24) quando expôs a existência de questionamentos sobre o número de pessoas nas ruas do Município.

Valéria explicou que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por meio de educadores sociais, é a unidade responsável pelo Serviço de Abordagem de Rua. A abordagem noturna (plantão social) ocorre duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e tem por objetivo encaminhar e conscientizar a população em situação de rua.
De janeiro a maio, segundo dados da Secretaria de Assistência Social e Habitação (Semash), foram realizados 45 plantões sociais, num total de 132 abordagens, além de 56 usuários (migrantes). A cada plantão realizado, são abordadas em média duas pessoas em condição de migração. Neste caso, os encaminhamentos são para Casa Abrigo (alimentação, higienização e pernoite) ou Semash (Auxílio Migrante) para concessão de passagens.   
A secretária Valéria Alvarenga ainda citou demandas complexas e os desafios atuais com relação aos oriundos do Sistema Prisional em situações de saída temporária de sete dias e de alvará de soltura após às 18h. Alguns, não tendo para onde ir e sem dinheiro para passagem, ficam em situação de rua já que a maioria não quer ir para Casa Abrigo, devido às regras e normas. Valéria também enfatizou que a população deve colaborar não cedendo alimentação, colchões ou outro tipo de auxílio pois estas ações contribuem para o aumento de moradores nas ruas. 
 

Sec. de Ass. Social - Valéria Alvarenga

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.leg.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Chácara Vasconcellos, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais