Notícias

Professor da UFV apresenta Plano de Manejo da APA Vau Açu

Postado em: 10/06/2019 14:00

 Dentro da Semana do Meio Ambiente, o professor do Departamento de Engenharia Florestal da UFV, Gumercindo Souza Lima, participou da Tribuna Livre da reunião plenária de 6 de junho, para apresentar o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA - Vau Açu). Na ocasião, citou a Lei nº 2.319/1999 que declara APA, a Reserva Ecológica Vau-Açu, numa extensão de terras de 302,76 ha, à margem esquerda do Ribeirão Vau-Açu, ao lado da BR-120, Ponte Nova/Viçosa, nos Kms 5 a 8.

No decorrer da apresentação, frisou que Ponte Nova é um dos municípios da região que tem o maior problema de fragmentação e menor cobertura florestal. O Plano de Manejo foi feito a partir de levantamento de flora, fauna e pesquisas na área. Na vegetação, foram encontrados: 93 espécies, 27 famílias botânicas e 81 gêneros. Na mastofauna, 13 espécies e 11 famílias, destaque para o quati, mão pelada, caxinguelê. Na avifauna, foram encontradas 115 espécies e 38 famílias, ressaltando o papagaio de peito roxo e, na herpetofauna, oito espécies de anfíbios e sete espécies de répteis, entre eles, cascavel e caninana. O professor Gumercindo Souza ressaltou que a administração municipal deve investir na área, inclusive, para aumentar o ICMS Ecológico já que Ponte Nova é o município que menos recebe o Imposto na região.
No estudo, foram avaliadas as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da área e, no Plano de Manejo apresentadas algumas ações como: capacitação da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), rotinas operacionais de gestão da área e de administração da área, monitoramento das atividades operacionais, avaliação anual da efetividade de manejo da APA, atribuição ao CODEMA da função de Conselho gestor da APA Vau Açu ou criação de um Conselho de Gestão conjunto atuando no Passa Cinco e APA Vau Açu, entre outras.
Destacou-se também a necessidade de programa de comunicação e educação ambiental por meio de campanhas junto aos moradores do entorno da APA, parcerias com escolas para o desenvolvimento de atividades sobre a área, produção de cartilhas, panfletos e cartazes, reuniões com a população e compartilhamento dos avanços e desafios na gestão da APA, criação de programa de estágio para estudantes universitários ou de escolas técnicas e de um site e um perfil em rede social sobre a APA, para divulgação das suas ações.
O professor Gumercindo Souza Lima ainda destacou que a distância do Parque Natural Municipal Tancredo Neves (Passa Cinco) até a APA é relativamente curta, tendo possibilidade de se estabelecer um corredor ecológico visando a troca genética entre materiais de flora e fauna. 
 

Professor Gumercindo Souza Lima
Professor Gumercindo Souza Lima e plenário

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais