Notícias

Vereador Hermano cobra informações do transporte escolar no Gentio

Vereador Hermano cobra informações do transporte escolar no Gentio Postado em: 07/05/2019 16:02

 A indicação protocolada do vereador Hermano (PT), solicitando à Prefeitura, no prazo máximo de 15 dias, informações sobre o transporte escolar que atende a comunidade do Gentio - Sítio Perobas gerou discussões em plenário. A mesma foi aprovada com votos contrários dos vereadores Chico Fanica (REDE) e Fiota (PATRIOTA) que os justificaram. 

O vereador Hermano destacou que, de acordo com depoimento de uma mãe de aluno em um programa de rádio, o atendimento com o transporte escolar não foi realizado durante um período pelo fato de o motorista que trabalha na referida linha ter se afastado por motivo de licença paternidade. Caso proceda esta reclamação, ele solicita informações de quantos dias o transporte deixou de ser ofertado e as crianças deixaram de frequentar a escola; quais medidas foram adotadas para solução do problema e quais serão adotadas para reposição das aulas aos alunos. 
Justificando seu voto contrário à indicação, o vereador Chico Fanica explicou que o ônibus deixou de ir à comunidade apenas na quinta e sexta-feira pós-feriado e que a estrada é considerada boa tendo em vista de outras. “Você não conhece a área rural. Você não conhece o problema lá. Você apenas escutou no rádio”, salientou ele. Hermano, porém, enfatizou que não é preciso morar na área rural para conhecer a realidade. “Eu, como um dos 13 vereadores, representantes da população de Ponte Nova, estou dando a voz a esta mãe aqui”, disse apontando para sua função de fiscalizador e que, na gestão passada, pelo mesmo motivo, foi aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre possíveis irregularidades do transporte escolar.
A vereadora Fiota destacou que é preciso uma verificação in loco da situação, com registros materiais (fotografias, por exemplo) para conhecer as reais causas e, assim, solicitar informações adequadas e cobrar providências. “Nós, como fiscalizadores, temos que ir ao local para termos certeza se é aquilo que está acontecendo”, disse ela, ressaltando a importância de os cidadãos reclamarem e chamarem a atenção para os problemas. Comentou ainda algumas situações que podem acontecer com os veículos e até mesmo, com os motoristas, que impedem a rotina dos serviços. 
Hermano ainda requer informações da atual situação de estrada de acesso à comunidade e se o seu estado de conservação impossibilitou o percurso do ônibus escolar neste ano e se houve, também no exercício de 2019, problemas mecânicos que prejudicaram a oferta do atendimento aos estudantes. Em caso positivo, qual período e o tempo em que o serviço ficou suspenso.
Obras
Em outra indicação protocolada, o vereador Hermano requer do Executivo, informações complementares referentes à movimentação de terra na rua Cantídio Drumond, Centro. Ele reitera o questionamento se há curso d’água nos fundos da propriedade e, em caso positivo, se a colocação de terra no local não afeta o leito.
Também demanda cópias dos laudos de vistorias com as assinaturas dos responsáveis técnicos realizadas pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), conforme consta no documento de resposta; da ata de autorização emitida pelo Executivo autorizando intervenção na área, ainda que em caráter emergencial; da documentação da Defesa Civil que justifica a dispensa de autorização do Poder Público para movimentação de terra no local e do documento informando o volume de movimentação de terra, comprovando que o mesmo foi autorizado pelo município.
Esta indicação foi aprovada à unanimidade e o Executivo também tem o prazo máximo de 15 dias para enviar a resposta.
Palavra Livre
Na Palavra Livre da reunião plenária de 6 de maio, o vereador Hermano retornou as suas indicações e ainda contestou os cortes de, no mínimo, 30% nos orçamentos das universidades públicas para 2019 pelo Governo Federal e a Reforma da Previdência como está sendo proposta. 
 

Indicação protocolada
Vereador Hermano (PT)

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.leg.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Chácara Vasconcellos, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais