Notícias

Tribuna Livre recebe presidente da Associação de Proteção Ambiental do Vale do Piranga

Tribuna Livre recebe presidente da Associação de Proteção Ambiental do Vale do Piranga Postado em: 29/04/2019 13:31

 A Tribuna Livre de 25 de abril teve a participação do presidente da Associação de Proteção Ambiental do Vale do Piranga (APA Vale do Piranga), Geraldo Magela da Luz, que falou sobre as atividades desenvolvidas pela associação. Fundada em 2016, a APA, que possui caráter representativo e sem fins lucrativos, tem o objetivo de promover atividades e finalidades de relevância públicas voltadas ao Meio Ambiente. A associação está instalada nas dependências da Polícia Militar de Meio Ambiente, no DEER (Guarapiranga).

Geraldo fez uma breve apresentação da associação e de seus membros, alguns presentes em plenário, focando que ela é aberta a todas as pessoas que tenham interesse na causa ambiental, salientando que é vedada qualquer tipo de atuação político-partidária ou de promoção pessoal.
A parceria direta com o Ministério Público/Curadoria do Meio Ambiente de Ponte Nova e com o Poder Judiciário foram também destaques. “Em busca dos nossos objetivos, além das parcerias, a Associação pode receber doações de entidades e órgãos ambientais, celebrar convênios com instituições de ensino, pessoas físicas e jurídicas”, explicou o presidente da APA, ressaltando que tudo é revertido para a proteção ao meio ambiente.
A APA, em parceria com o Ministério Público doou, no início do mês, contêineres à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) destinados à coleta de lixo urbano. Os mesmos já estão sendo distribuídos em diversos pontos da cidade. “Importante salientar que isso é só uma parte do projeto que a gente julga audacioso junto à Secretaria de Meio Ambiente”, disse Geraldo, destacando que a associação tem como uma das metas desenvolver campanha educacional com as escolas a respeito da coleta seletiva solidária e de plantio de hortas comunitárias.
O presidente da APA ainda citou projetos com a Fundação Menino Jesus como a instalação de uma fosse séptica, captação de água pluvial e, já em fase de execução, uma horta medicinal. Com o DMAES, prevê-se a revitalização de nascentes da região e com o Rotary Club Ponte Nova, o provimento da vegetação nativa do município. Geraldo destacou que já foi plantado em Área de Preservação Permanente (APP), na Central, mudas nativas, além do reflorestamento na área de vivência do IFMG.
Em parceria com a Faculdade Dinâmica, a APA realizará evento no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. E, no próximo dia 28, ocorrerá plantio de mudas no entorno da Escola Municipal Miguel Lanna, no bairro São Pedro.
Os vereadores fizeram suas manifestações, ressaltando o papel da associação e a parceria público-privada. Reforçaram a importância da educação ambiental e o comprometimento de toda a sociedade com a causa.
 

Geraldo Magela da Luz
Geraldo Magela da Luz
Geraldo Magela da Luz

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.leg.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Chácara Vasconcellos, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais