Notícias

Bombeiros buscam apoio da Câmara para melhorar sede do Pelotão

Bombeiros buscam apoio da Câmara para melhorar sede do Pelotão Postado em: 31/01/2019 14:32

 O Tenente Glauber Lourenço de Almeida, comandante do 2º Pelotão da 2ª Cia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, foi recebido na Câmara de Ponte Nova, no dia 30 de janeiro.

A reunião, marcada pelo vereador José Osório (AVANTE), contou com a presença da presidente da Mesa Diretora, vereadora Aninha de Fizica (PSB), e teve o objetivo de o Tenente Glauber apresentar demandas, alinhar informações para possíveis parcerias e buscar apoio do Legislativo para soluções dos problemas enfrentados atualmente no Pelotão de Bombeiros, sediado em Ponte Nova.
O Tenente explicou que as condições atuais de conservação da sede local dos Bombeiros não  estão adequadas. O prédio apresenta infiltrações, goteiras e diversos outros problemas causados por irregularidades na obra. Tanto que existe um processo na Justiça acionando a empresa responsável pela construção do prédio para que sejam feitos os reparos necessários.
Também foi ressaltado outros transtornos enfrentados pelos Bombeiros de Ponte Nova como a falta de pavimentação do pátio e do entorno da sede e o grande volume de poeira no local que acaba causando doenças aos militares, potencializando a sujeira das instalações e dificultando a manutenção. Tenente Glauber alegou que, diante das condições de armazenamento e do excesso de poeira, a vida útil dos equipamentos é menor. Ele considera que, além da pavimentação do pátio, seria importante a pavimentação de cerca de 200 metros de estrada de terra que liga a sede dos Bombeiros ao Anel Rodoviário.
O Tenente propôs ainda parceria na elaboração de ajustes na legislação municipal para tratar da limpeza dos lotes urbanos responsabilizando os proprietários pela conservação dos mesmos com o objetivo de reduzir as queimadas nestes locais que podem formar focos de incêndio em áreas vizinhas ou colocar moradias em risco. 
A ideia é que o Corpo de Bombeiros ajude na fiscalização como fez recentemente em apoio ao setor de Fiscalização e Posturas da Prefeitura realizando mais de 160 vistorias em lotes vagos. 
Os vereadores Aninha de Fizica e José Osório colocaram-se à disposição para o desenvolvimento de parcerias com instituições e empresas do município que viabilizem as melhorias necessárias na sede dos Bombeiros. 
Ficou agendada para o dia 13 de fevereiro uma reunião com as assessorias técnicas da Câmara para trabalhar na elaboração do texto do Projeto de Lei que será enviado para apreciação do plenário e submetido às críticas da população por meio de Audiência Pública.
Vereadores buscam apoio para os Bombeiros desde o ano passado
No dia 15 de fevereiro de 2018, uma indicação conjunta, assinada por cinco vereadores, solicitou da Prefeitura a análise da viabilidade de ampliar o apoio ao Pelotão do Corpo de Bombeiros de Ponte Nova e a busca, junto à AMAPI, para que os Municípios vizinhos realizassem repasses periódicos, considerando a importância da atuação dos Bombeiros para a região.
Na época, os vereadores Fiota (PATRIOTA), Aninha de Fizica (PSB), Betinho (PDT), Chico Fanica (REDE) e Montanha (MDB), depois de visitarem as instalações, relacionaram as principais necessidades apresentadas pela unidade que foram: manutenção do prédio, que apresenta goteiras e infiltrações; das viaturas; do telefone, ativando o número de emergência (193) e disponibilizando mais aparelhos celulares; manutenção do ar-condicionado; troca de lâmpadas; melhoria na qualidade da alimentação e disponibilização de mais botijões de gás, além da análise da água dos bebedouros
 

Comandante Lourenço e vereadores
Comandante Lourenço e vereadores
Visita em 2018

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@pontenova.mg.leg.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Chácara Vasconcellos, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais